"Em Circular, Roberto Rosemberg desfia 11 boas canções, deixando evidente que além de ótimo guitarrista, tem talento para criar composições bem acima da média. Ele convocou para seu disco um time de ótimos músicos e, melhor, deu liberdade para todos. Rosemberg consegue transitar com intimidade e fluência em estilos distintos, sempre seguro e discreto."
(Jornal do Brasil, 13/08/02)

 

Circular é o título que Roberto Rosemberg escolheu para batizar o seu primeiro CD, lançado em Agosto de 2002 no Rio de Janeiro. Com excelente repercussão junto à crítica especializada, o disco apresenta onze temas instrumentais de sua autoria, em que os ritmos, as melodias e as nuances da música brasileira se fundem ao Jazz, ao Blues e ao som Afro-Latino, confirmando a sua maturidade como compositor. Um trabalho cuidadoso, no qual Roberto buscou o equilíbrio entre arranjo, composição e improvisação, obtendo unidade dentro da diversidade.

O título Circular expressa bem a sensação de percorrer diferentes paisagens sonoras que o disco nos propõe, tanto quanto a idéia do fechamento de um ciclo também. Uma forte marca de brasilidade permeia todo o repertório, e convive harmoniosamente com sonoridades caribenhas e também do Blues, nos lembrando das raízes comuns entre essas diferentes culturas. O Jazz está representado pela improvisação, um elemento de criação instantânea presente em todas as faixas do CD.

O CD Circular é um trabalho cuidadoso, que contou com a contribuição de Flávio Goulart, que também assinou os arranjos de sopro e de parte da base musical. A performance instrumental tem um alto nível, tanto pela qualidade dos músicos convidados, como por sua intimidade com as composições de Roberto Rosemberg. Além de Fernando Moraes (teclados), Tino Junior (sax tenor e sax soprano), Ênio Santos (contrabaixo elétrico), Kesso Fernandes (bateria) e Dom Chacal (percussão), participaram das gravações Bruce Henry (contrabaixo acústico), Rícardo Costa (bateria), Zé Luís Maia (contrabaixo elétrico), Mário Delgado (bateria), Edgar Duvivier (sax soprano), David Ganc (flauta), Nilton Rodrigues (flugelhorn), Luizão Ramos (trumpete), Johnson Almeida (trombone), Marlon Sette (trombone), Marcus Llerena (violão) e Flávio Goulart (teclados adicionais e percussão eletrônica).

Fazem parte do repertório do CD, 11 músicas:

CONVERSA FIADA - Num clima tipicamente carioca, a faixa de abertura do CD traz a "metaleira" (naipe de trumpete, sax e trombone) expondo a melodia "swingada" desse Samba-Funky inspirado no som da Banda Black Rio. Destaques para os solos de Roberto Rosemberg na guitarra, Femando Moraes nos teclados, e a fenomenal seção rítmica com Enio Santos no contrabaíxo, Kesso Femandes na bateria e Dom Chacal e Ricardo Costa na percussão.

EL TUMBAO - Um tema de grande balanço cuja Ia parte se dá sobre o ritmo baiano do Afoxé e a 2 a sobre uma Salsa afro-cubana Vale destacar a bela melodia bem brasileira apresentada pela guitarra, o solo extraordinario de piano por Femando Moraes e o arranjo geral dos sopros criando um clima de "big band tropical" e de festa. Segue aqui a mesma seção rítmica de Conversa Fiada.

RESGATE - Um tema lírico, de sabor latino, apoiado numa formação mais acústica onde o Violão de cordas de aço de Roberto, o contrabaixo acústico de Bruce Henry e a bateria de Ricardo Costa dão o tom de leveza sugerido pela composição. O belo arranjo de Flavio Goulart para a flauta de David Ganc e o flugelhorn de Nílton Rodrigues reforça essa atmosfera, criando um delicado "background" em contraponto.

UMA ROSA PARA CARTOLA - Outra música bem carioca. Um SambaChoro dedicado a dois grandes gênios da música do Rio de Janeiro : Noel Rosa e Cartola. Grande participação de Edgar Duvivier no sax-soprano num tema que parece evocar os velhos tempos de boêmia da cidade maravilhosa.

Mr. DAVIS - Composta em homenagem ao genial Miles Davis, recria a imagem densa e misteriosa dessa grande figura do Jazz. Estilisticamente tratase de um Blues em tom menor, com uma 2 a parte em clima "afro" fortemente percussivo. A guitarra de pegada "blueseira" de Roberto e o extraordinário solo do trumpetista Luizão Ramos são especialmente valorizados pelo tom orquestral dado pelo naipe de sopros.

DEUSA DA CHUVA - Criado a partir do ritmo do Afoxé, esse tema procura descrever em sons a sensação de chuva caindo sobre uma floresta tropical. Excelentes solos de Tino Junior no sax soprano e Roberto ao violão de cordas de aço enriquecem ainda mais essa que talvez seja a mais brasileira dentre todas as composições do CD.

LILI - Tema "Funky" dentro da tradição do Jazz mais dançante. Bom desenvolvimento melódico-harmônico aliado à um sólido "groove" são os ingredientes básicos dessa música leve e de agradável escuta. Destaque para o contrabaixo com muito "swing" de Zé Luis Maia.

LUCY - A linguagem do contraponto foi a escolhida para apresentar a linha melódica desse Choro de harmonia contemporanea. Contando com as participações especiais de Marcus Llerena ao violão e David Ganc na flauta, o 1º solo é executado sobre ritmo de Ciranda, o 2º sobre Jazz e dai se volta ao tema no contraponto inicial. 0 resultado é uma música híbrida de grande originalidade que prova a capacidade evolutiva do Choro.

AZUL - Balada-Blues que oscila entre compassos temários e quaternários Vale destacar o virtuosismo de Tino Júnior no solo de sax-tenor.

FULÔ BUNITA - Admirador da enorme riqueza musical da região Nordeste do Brasil, Roberto vem com esse Baião vigoroso prestar homenagem a um dos músicos que mais o influenciaram, o grande Hermeto Pascoal. 0 solo de guitarra bem construído se destaca pelo ataque feroz e pelo uso de motivos nordestinos em seu desenvolvimento. Na sequencia, a flauta ágil de David Ganc improvisa sobre o tema, estabelecendo o clima regional/moderno que a música nos propõe.

CIRCULAR - Devido à sua forma que evolui por diferentes seçoes estilísticas e ao final retoma ao clima primeiro, o título dessa música batizou o CD e todo o conceito nele envolvido.Apresentado pelo som "grande" do naipe de sopros, o tema passeia do Soul ao Blues-Bop para ao final trazer o ótimo solo "a la Jaco Pastorius" de Ênio Santos, o principal baixista desse trabalho.

1. robertorosemberg

2. circular

3. fotos

4. clipping

5. partituras

6. contato


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(C) Copyright Roberto Rosemberg 2002 - Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico por Guilherme Rosemberg.